Artigos

Qual a melhor solução para piscinas?

By abril 22, 2020No Comments

Depende do tipo de piscina:

  1. Piscinas de fibra de vidro não necessitam de impermeabilização. Apenas selantes na junção das tubulações com o corpo da piscina
  2. Piscinas de vinil não necessitam de impermeabilização, mas considerando que o vinil tem uma vida útil de 5 anos (e acaba vazando), e a estrutura que em geral se usa na psicina não é das mais reforçadas, usa-se aplicar argamassa polimérica (cerca de 3kg/m2) antes do vinil.
  3. Piscinas de concreto armado, com azulejos – precisam inevitavelmente de impermeabilização. Sem ela ocorrerá a infiltração de água, podendo causar vazamentos, solapas e corrosão das estruturas. E que tipo de impermeabilização usar?
  4. Depende do tamanho da piscina.

Não há regra exata para relacionar o tamanho da piscina e o sistema de impermeabilização. E por não haver muita regra, há um grande número de sugestões.

O fator que mais determina o sistema a ser usado é a dilatação e pressão que a piscina (e toda a sua estrutura) terá de suportar. Não é só a profundidade que conta, mas o peso da água, o peso da própria estrutura da piscina, o eventual movimento do solo, a pressão do lençol freático, enfim, uma série de fatores.

Nossa opinião considera os seguintes pontos:

  • Piscinas de pequeno porte (algo como até 15 ou 20 mil litros), piscinas infantis, etc – pode eventualmente ser aplicada argamassa polimérica desde que semi-flexível (com adição acrílica). É um sistema de mais baixo custo para um requisito menor. Entretanto, vale ressaltar que alguns detalhes construtivos ou mesmo formatos podem inviabilizar ou desaconselhar o uso deste sistema.
  • Piscinas de médio porte (até 70 ou 80 mil litros) – manta, indiscutivelmente. O tipo de manta pode variar conforme o detalhe construtivo, mas sistemas baseados em argamassa simplesmente não oferecem a flexibilidade necessária.
  • Piscinas de maior porte (acima de 80 ou 90 mil litros) – sempre com manta, provavelmente elastomérica, mas merecendo uma análise específica em cada caso. Determinados casos podem requerer colagem com asfalto, manta em camada dupla ou outro tipo de sistema acessório.

Sempre consulte profissionais especializados e experientes. Esqueça os curiosos. Os serviços de impermeabilização na maioria dos casos não permite erros. Imagine que para se realizar um concerto de um serviço mau feito, seria necessário esvaziar a piscina e remover os azulejos, acarretando em gastos não previstos.

Leave a Reply