Artigos

Impermeabilização de Piscinas – Manta asfáltica ou argamassa polimérica?

By abril 22, 2020agosto 7th, 2020No Comments

Há um tempo atrás, publicamos uma dicacerta sobre impermeabilização de piscinas. Nela dissemos que a argamassa polimérica só se aplica como impermeabilização de segurança em piscinas de vinil e em piscinas bem pequenas.

Foi inevitável que tivéssemos alguns comentários de pessoas que já fizeram piscinas maiores com argamassa polimérica.

E qual continua sendo nossa dica? Posso usar argamassa ou tenho que usar manta? Respondendo rapidamente: se há alguma dúvida, use manta!

Mas você dirá: “Conheço gente que tem recomendado impermeabilizar piscinas com argamassa polimérica!. Há fabricantes que inclusive dão garantia disso”

Para sair fora dos “achismos”, considere alguns argumentos práticos, e aqui estaremos falando só de piscinas em alvenaria para azulejamento ou revestimento diferente de vinil ou fibra:

1) Piscina precisa de um impermeabilizante flexível!

A piscina é uma estrutura que trabalha mecanicamente. Dilata e contrai. Sofre pressão positiva e em certos casos negativa. E os pontos críticos são as angulações e as singularidades (pontos onde se engastam tubulações, skimmers, faróis, ralos, etc). E o sistema impermeabilizante precisa acompanhar tudo isso.

A argamassa polimérica é, quando muito, e dependendo da quantidade de resina acrílica que nela é adicionada (o que a encarece), uma sistema semi-flexível.

Como dissemos, só se pode pensar no uso de argamassa em piscinas bem pequenas, e sem particularidades construtivas que exijam sistemas mais flexíveis (bicos de hidro- massagem, por exemplo).

2) Verifique quem diz o que.

As empresas que sugerem a aplicação de argamassas poliméricas em qualquer piscina são fabricantes de argamassa. E só de argamassa. Não fabricam mantas.

Agora, se ouvirmos quem fabrica mantas e argamassas. O que eles dizem? Que em piscinas deve se usar mantas! Argamassa? Só se for a argamassa realmente flexível, tipo Viaplus 5000 ou Denvertec 540 ou LP54, produtos que compõem um sistema mais caro do que a aplicação de mantas.

Isto não lhe diz alguma coisa?

 

Leave a Reply