Artigos

Emulsões Asfálticas (asfalto frio) impermeabilizam bem?

By abril 22, 2020No Comments

Antes de tudo analisemos o seguinte:

O asfalto é um derivado de petróleo da mesma forma que a gasolina, óleo diesel e querosene, etc. E sabemos que esses produtos não se misturam com água.

Asfalto também não. Nem quente, nem frio.
O que acontece é que uma emulsão asfáltica é uma espécie de mistura entre asfalto e água,
mas o asfalto não se apresenta diluído em água. Ele se apresenta emulsionado nela. Para que você faça uma rápida analogia, uma maionese é uma emulsão de óleo em água. Dois componentes que não se misturam, mas mediante uma boa agitação e alguns aditivos para sua permanência, resultam no produto que conhecemos. A gema de ovo faz o papel de emulsionante na maionese, e alguns produtos químicos fazem o mesmo papel numa emulsão asfáltica.
Em resumo: emulsão asfáltica são gotículas de asfalto suspensas em água, mantidas assim por um certo equilíbrio químico.

1) Que produtos comerciais são as emulsões asfálticas?

Atendendo aos pedidos dos nossos leitores, são emulsões asfálticas: Vitkote (da Viapol), Igolflex e Igol 2 (Sika), Vedapren e Frio Asfalto (Otto Baumgart), Ecoprimer (Viapol), etc. Vale lembrar: alguns fabricantes oferecem duas versões destas mesmas marcas: a preta (asfáltica) e a branca (base acrílica).

2) Se é asfalto, então é como se fosse manta?

Não. Depois que a água evapora o asfalto tende a formar um filme, pela adesão das gotículas outrora emulsionadas e que agora começam a se unir umas as outras. Portanto, há realmente uma formação de filme asfáltico. A água se vai, mas fica o emulsionante.

E o que acontece se cai água de novo?

Com o contato de água a emulsão pode re-emulsionar novamento, mas não necessariamente em todos os casos. Não volta a existir emulsão, não é que o produto seja sumariamente lavado chuva abaixo, mas o filme pode se deteriorar. A área tratada adquire por um tempo uma aparência meio que “ensaboada”.
E se isso ocorre, o filme se deteriora e cedo ou tarde acaba ocorrendo infiltração.

3) Se é assim, pra que servem essas emulsões?

São excelentes produtos, baratos e de fácil aplicação para áreas e superfícies onde não existirá empoçamento ou retenção de água. Se uma laje é grande e desnivelada e forma poças, emulsão não serve.

Se a água cai e fica (ainda que por pouco tempo), esqueça da emulsão. Se a água bate

Leave a Reply