Artigos

A Importância da Proteção Mecânica.

By abril 22, 2020No Comments

Por que preciso usar proteção mecânica em mantas?

Se não estamos falando de manta aluminizada ou de manta ardosiada, ou então de alguma aplicação especial, a proteção mecânica é necessária e obrigatória.

Antes de tudo, o que é proteção mecânica

Uma argamassa com traço 1:3 ou 1:4 cimento/areia aplicada sobre a manta já aderida. Deve perfazer de 2,5 a 3cm de espessura quando definitiva ou 1,5cm em situações transitórias antes de receber a camada ou piso que a complete.

Para que serve?

  1. Como o nome já diz, prioritariamente para proteger a manta recém-aplicada de danos mecânicos. A camada impermeabilizante (a manta) será eficaz se for mantida íntegra. Caso ela seja furada, rasgada, danificada, raspada, a eficácia do sistema é perdida.
  2. Em segundo plano, para proteger dos raios ultra-violeta do sol. Caso eles incidam sobre a manta, eles promovem a contínua polimerização da manta e de seus aditivos poliméricos. Quanto mais submetida ao sol, mais dura e menos elástica ela fica, e portanto menos resistente às tensões e dilatações.

A massa de proteção mecânica precisa ser armada?

Normalmente não, a não ser que a superfície seja vertical (paredes de piscina, por exemplo), ou quando a expectativa de dano mecânico é realmente grande.

A manta recebe bem a massa (adere bem)?

Em aplicações verticais ou acidentadas, sugerimos chapiscar com adição de aditivo de chapisco. Isso melhora a aderência. Mas normalmente, em superfícies horizontais, nada se faz necessário

E a camada separadora?

É uma camada de papelão betumado ou filme de polietileno que se recomenda colocar entre a manta e a massa de proteção mecânica (falando em superfícies horizontais), para minimização da abrasão da massa sobre a manta.

Sempre consulte profissionais especializados e experientes. Esqueça os curiosos.

Leave a Reply